quinta-feira, 15 de março de 2007

tristeza da realidade

Neste domingo que passou fui com meu pai no sitio de um amigo dele, e la comemos e bebemos a vontade, mais isso não vem ao caso. O que vem ao caso foi ouvir a música que meu pai (cata muito bem moda de viola), cantava com seu amigo, me deixou muito pensativo essa semana e hoje resolvi posta-lá aqui:

Musica - Couro de boi
Dupla - Tião Carreiro e Pardinho

(Conheço um velho ditado que é do tempo do zagais, diz que um pai trata dez filho, dez filho não trata um pai. Sentindo o tempo dos anos sem pode mais trabalhar, o velho pião estradeiro com seu filho foi morar, o rapaz era casado e a muie deu de imprica, ou se manda o veio embora se não quiser que eu vá, o rapaz coração duro, com o velhinho foi falar.)

Para o senhor se mudar, meu pai eu vim lhe pedir, hoje aqui da minha casa, o senhor tem que sair.

Leve esse coro de boi, que eu acabei de curtir, pra lhe servir de coberta, adonde o senhor dormir.

O pobre veio calado, pegou ocoro e saiu, seu neto de 8 anos, que aquela cena assistiu, correu atras do avo, seu paleto sacudiu, metade daquele coro, chorando ele pediu.

O velhinho comovido, pra não ve o neto chorando, partiu o coro no meio e pro netinho foi dando.

O menino chegou em casa, seu pai foi lhe peguntando, pra que voce quer esse couro, que seu avo ia levando.

Disse o menino ao pai, um dia vou me casar, o senhor vai ficar velho e comigo vem morar, pode ser que aconteça, de nois nao se combinar, essa metade de couro, vou da pro senhor levar.

Linda não...

A principio não havia entendido bem a letra, mais depois de busca-lá na internet, li ela com mais atenção. Passei a perceber o quanto essa historia tem uma verdade, que no fundo os filhos não percebem, mais que na realidade é isso que acontece. Hoje em dia os pais são quase que escluídos da vida dos filhos, pode ser que alguns não, mais vendo como era antigamente, ve-se que a atenção dos filhos era bem maior. O pai antigamente falava e o filho escutava, hoje o filho fala e o pai tem que esutar. Creio que nenhum filho seja capaz de fazer ao pai tudo que o pai fez para o filho. Hoje queremos apenas viver nossas vidas sem pedir opinião a quem nos colocou no mundo e nos criou.

Devemos sempre pensar nos pais quando vamos fazer alguma besteira, ou tomar alguma atitude que possa prejudicar não somente nós mais também os pais. Há uns dois meses vi uma notícia no jornal que um filho havia espancado o pai porque ele não quiz dar dinheiro para o filho sair para balada. Nossa quando li isso fiquei pasmo, um filho bater em um pai, esse filho so pode ser uma pessoa mediocre que não tem a minima nossa da vida que seu pai leva para poder ganhar dinheiro, a ignorância das pessoas chega a esse ponto por falta de educação, isso mesmo, se o filho bate em um pai, foi porque o pai fez de tudo para ele, sempre deu do bom e do melhor, mais nunca cobrou uma atitude do filho, e quando cobrou foi tarde, seu filho já estava domado pela folga. As vezes deixamos de dizer ao Pai o quanto somos gratos por tudo que ele nós faz, e quando resolvemos falar, pode ser tarde.
Depois que eu li essa letra procurei meu pai e disse a ele que eu amo muito ele, e sou grato a cada migalha de pão que ele coloca sobre a mesa de casa para que possamos comer.

Paremos de viver nossas vidas em favor de nossos gostos e passemos a dar ouvido a quem tem mais experiência e vivência na sociedade, nosso PAI.

Um comentário:

Felippe Fiori disse...

Muito bom hein Ju. Verdade, acabei de ler a letra e só to esperando meu pai acordar para ir falar com ele. Esse filho que bateu no pai, af, falo nada, mas que falta de respeito! Agente só da valor as coisas depois que perde, esse pensamento tem que mudar! Parabens mais uma vez pelo blog! Agora só falta divulgar ele e linkar o seu com outros blogs :DDD abraços meu querido!